04 de Dezembro de 2025
Dólar 5,31 | Euro 6,21
Barra do Garças, 04 de Dezembro de 2025
DÓLAR: R$ 5,31
icon-weather
«
Notícia dos Municípios

Negócios Terça-feira, 25 de Novembro de 2025, 15:46 - A | A

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025, 15h:46 - A | A

ATENÇÃO

Como se proteger para evitar golpes na Black Friday

DA REDAÇÃO

São Paulo, 21 de novembro de 2025 – A Black Friday se consolidou no calendário do consumidor brasileiro como oportunidade para antecipar as compras de final de ano e realizar sonhos de consumo com bons preços. Dados da pesquisa “Panorama de Consumo”, realizada por Mercado Livre e Mercado Pago com 42 mil pessoas, mostram que quase metade dos entrevistados (47%) planeja aproveitar os descontos e antecipar as compras de Natal. No entanto, essa mesma euforia se tornou um prato cheio para criminosos digitais e exige atenção redobrada.
 

O Brasil registrou cerca de 7 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre de 2025, um aumento de 29,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Indicador da Serasa Experian. Esse cenário deve se intensificar na data, com a corrida por oportunidades com melhores condições.
 

“Esse é o momento de aproveitar as promoções com muita atenção para evitar golpes e fraudes”, alerta Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago. “Os crimes online estão cada vez mais sofisticados. No Mercado Pago, revisamos e aprimoramos constantemente medidas antifraude, mas é fundamental que o consumidor também fique atento a abordagens suspeitas para não transformar a oportunidade em dor de cabeça e prejuízo.”
 

Para proteger seus clientes, o banco digital adota medidas como a geração de um novo cartão de crédito digital a cada compra online, o que protege as informações reais, e a verificação em dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança contra acessos não autorizados.
 

Para ajudar o consumidor a navegar a data com segurança, o Mercado Pago lista 6 maneiras de se proteger e garantir compras seguras durante a Black Friday. Confira:


1. Desconfie de preços muito abaixo do mercado
É importante que o consumidor pesquise bem antes de comprar para verificar o preço médio do produto que ele deseja. Se aparecer uma promoção muito abaixo desse valor, acenda o sinal de alerta. Deve ser golpe.

2. Muita atenção a links e ofertas sedutoras (redes sociais, WhatsApp, e-mail)
Esse é um detalhe fundamental. Os criminosos estão cada vez mais sutis em mascarar mensagens, sites e e-mails falsos. Sempre confira cuidadosamente o link ou a URL antes de clicar e só realize compras em sites verdadeiros e reconhecidos. Nunca insira dados pessoais ou financeiros em páginas cuja autenticidade você não conseguiu confirmar.


3. Redobre a segurança dos métodos de pagamento
Opte por métodos que ofereçam camadas adicionais de proteção — como cartões virtuais ou verificação em duas etapas — e acompanhe suas movimentações com frequência. O mais importante é manter atenção às medidas de segurança de qualquer forma de pagamento que você escolher.


4. Cuidado com confirmação de compras suspeitas
Contatos telefônicos não solicitados, links enviados por SMS ou WhatsApp pedindo para "confirmar a compra" podem ser golpes para roubar seus dados. Desconfie se pedirem novamente informações já informadas no momento da compra.

5. Ligue o alerta com as mensagens de urgência
Golpistas gostam de se aproveitar da emoção, com mensagens que geram ansiedade e sensação de perda ("últimas unidades", "oferta expira em 1 minuto"). A melhor forma de evitar esse golpe é fazer um bom planejamento de compra, selecionando antecipadamente as lojas onde pretende comprar.


6. Monitore suas transações
Independentemente do método de pagamento, confirme sempre a identidade e os dados do destinatário antes de finalizar qualquer operação. Evite fornecer informações financeiras e transações em sites desconhecidos ou de procedência duvidosa.


 

Sobre o Mercado Pago

O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, é um dos maiores bancos digitais do Brasil, atendendo mais de 72 milhões de usuários ativos na América Latina (dados Q3/2025) com soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Com operação no Brasil desde 2004, ao todo, o Mercado Pago está presente em oito países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela, onde contribui para a inclusão financeira e o fomento do empreendedorismo, permitindo que micro e pequenos negócios tenham acesso a financiamentos e serviços que os ajudem a prosperar de maneira mais justa. Consolidando sua oferta completa de serviços financeiros integrados no Brasil, o banco digital participa ativamente das inovações que transformam o futuro do setor, apoiando seus clientes e impulsionando empreendedores em suas jornadas. Ao investir no desenvolvimento de soluções que ampliam o acesso ao dinheiro de forma responsável, prática e segura, o Mercado Pago conecta ainda mais usuários aos benefícios do ecossistema do Mercado Livre, unindo o melhor do e-commerce e dos serviços financeiros em um só lugar.

Comente esta notícia

(66)99629-9844

(66) 9 9999-6595

noticianoticiadosmunicipios@gmail.com

Rua Arnaldo Martins, N°109, Jardim Pitaluga, Barra do Garças / MT