É possível relacionar-se com alguém que não lhe conta seus segredos? Esse é um dos vários questionamentos que permeiam a cabeça de Pierre, o personagem principal do livro “Amor na Revolução: A nova camponesa”, escrito por Francisco José. A obra será lançada nesta quarta feira (31).
Se o questionamento acima te deixou curioso, permita-me explicar melhor. Pierre é um jovem camponês que perdeu os pais recentemente e precisa criar seu irmão mais novo. Perdoe-me, não foi tão recente, pelo menos não para nós.
O livro tem o seu inicio no ano de 1788, período que precede a Revolução Francesa. Pierre e seus vizinhos estavam enfrentando situações financeiras terríveis, até que uma donzela chegou, seu nome é Isabel, ninguém sabe de onde ela veio e nem mesmo quais suas reais intenções.
Porém, isso se torna uma questão trivial diante da ajuda que ela lhes fornece todas as semanas. Logo, Pierre apaixona-se, os dois se aproximam, mas ela não lhe revela seus mistérios.
Seja lá de onde Isabel veio, ir para o campo não pareceu boa opção. Na época os camponeses sofriam demasiadamente, enquanto isso, existiam certos grupos que amavam a ostentação.
Essa lógica não é muito diferente da que vemos hoje. A forma como o autor trata tudo isso mostra a sua clara comparação com os dias atuais: “Os amigos do rei sempre tem certos privilégios, na época, a nobreza e o clero eram isentos de impostos, mas os camponeses eram obrigados a tirar do pouco que tinham para sustentar esses grupos.
Além disso, ainda existiam a inúmeras extravagâncias da rainha, inapropriadas para um tempo tão pobre como aquele. Qualquer semelhança com o Brasil de hoje não é mera coincidência.” Mas se você pensa que essa é a única crítica da obra, engana-se: “A medida que Pierre conhece novas pessoas, ele entende melhor quais são as intenções dos grupos.
As descobertas dele são coisas que muitos não percebem, por isso são reféns até hoje”. Amor na Revolução é uma mistura de romance com política, paixão com sangue, sorrisos com lágrimas, carinho com violência.
Francisco José é jornalista por formação, locutor da rádio Atitude FM e graduando em Direito pelo UNICATHEDRAL. Ele é mais um dos contemplados do Edital Mauro Alex, que captou recursos para investir em um projeto cultural através da lei 14.017/2020 (Aldir Blanc). O livro é digital e gratuito, para baixar é só clicar no link: www.amornarevolução.com.br.














