Torixoréu de cara nova, o desafio de um novo tempo - Noticia dos Municípios

Cidades

22/05/2016 às 07h34 - Atualizada em 22/05/2016 às 08h49

Torixoréu de cara nova, o desafio de um novo tempo


FONTE: Antônio Borges Neto Netão

Rafaél Barilli Sá(SD) é o novo prefeito de Torixoréu

O medico veterinário Rafaél Barilli Sá(SD) é o novo prefeito de Torixoréu, ele tomou posse em 18/03 a frente do executivo torixorino em meio a uma grande crise politica e moral em que passa seu município e o país. Sua posse ocorreu devido uma decisão judicial que culminou com o afastamento do então prefeito Odoni Mesquita (PSB).



Odoni esta sendo acusado pelo Ministério Publico Federal por suposto desvio de recurso e enriquecimento ilícito. Recentemente para piorar a situação, o ex-prefeito teve suas contas anuais do exercício 2014 julgadas irregulares pelo TCE, ao ex-chefe do executivo o tribunal aplicou uma multa de 166 UPFs/MT mais a restituição de R$ 984 mil reais ao erário público. Além das sanções, Odoni Mesquita ficará impedido de concorrer às eleições deste ano.



PREFEITURA MUNICIPAL DE TORIXOREU



Mesquita está afastado do cargo por decisão do juiz Francisco Vieira Neto, da Vara Federal de Barra do Garças, sob a acusação do desvio de R$ 600 mil reais do Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), para obras de asfaltamento e drenagem da água das chuvas em seis ruas do conjunto residencial José Vilela de Figueiredo. De acordo com a Justiça, a empresa Assecon Assessoria Construções LTDA, vencedora do processo de licitação, recebeu pagamentos sem a execução das obras. Em outra ação Mesquita também foi denunciado por desvio de recurso e enriquecimento ilícito.


Desde que tomou as “rédeas” do executivo, o prefeito Rafaél Sá e sua equipe de governo vem trabalhando de forma incansável para colocar o município adimplente junto aos órgãos públicos e nos trilhos do desenvolvimento. Segundo diz, ao assumir a prefeitura encontrou a casa literalmente bagunçada, inadimplente e sem possibilidade de adquirir certidões negativas junto ao INSS, FGTS, TCE e outros órgãos públicos estaduais e federais, herança herdada do ex-prefeito afastado. Inadimplente, o município fica impossibilitado de receber recursos estaduais, federais, assinar convênios e tocar obras.



Como não houve transição, assim que assumiu a prefeitura e para ficar a par da verdadeira situação, o novo prefeito por exigência do TCE e da própria justiça, contratou uma equipe de auditores independentes que fez um levantamento técnico contábil específico e minucioso de toda a situação da prefeitura, os auditores encontraram dezenas de irregularidades que em seguida foram encaminhadas para a Câmara Municipal, MPE e TCE para que seja tomada as devidas providencias.



Paralelamente a Câmara de vereadores abriu uma CPI para apurar em 30 dias possíveis irregularidades da gestão anterior, o que poderá culminar com a cassação definitiva do prefeito Odoni Mesquita. A auditoria foi realizada entre os dias 06 a 30 de abril e entregue ao executivo no dia 06 de maio.





Enquanto se apura os fatos, o novo prefeito não mede esforços para manter a maquina publica trabalhando com seus serviços essenciais e pagar o salario dos servidores. Para se ter uma ideia, mesmo com poucos recursos  a cidade esta sendo mantida limpa com coleta de lixos regulares, meios fios pintados e os serviços básicos de saúde, educação e infraestrutura tem garantido um novo visual no perímetro urbana do município com serviço de qualidade para a população.



Na zona rural a nova gestão já realizou obras de levantamento e encascalhamento na região de Pouso Alto e da Sobra, oito mata-burros foram colocados em pontos críticos da região e já esta em fase de licitação a construção de mais 120 mata-burros de concreto. Segundo Rafael Sá, com essa aquisição pelo menos 70% da demanda em todo o município será resolvida de forma definitiva.




​ESTRADA RURAL, ANTES E DEPOIS



O novo gestor tem percorrido gabinetes do governo e das secretarias de Estado na capital mato-grossense para garantir apoio politico para melhorias em seu município, na Secid conseguiu a liberação de recursos para a reforma da rodoviária e da praça central da cidade, de acordo o convênio 096/13 as obras terão inicio nos próximos dias.



Um dos apoiadores da sua gestão é o deputado estadual José Carlos do Pátio(SD), o parlamentar não tem medido esforços para ajudar  tirar Torixoréu do marasmo politico.



Considerado um homem publico transparente, simples, mas de pulso firme, o novo prefeito Rafael Sá após assumir o cargo de vice-prefeito na chapa de Odoni Mesquita, preferiu desde o primeiro dia de mandato do seu antecessor e até o final da sua gestão abrir mão do seu salario. “sou medico veterinário concursado do Estado, ao invés de optar pelo salario de vice-prefeito e agora de prefeito, eu preferi abrir mão do meu próprio salario para ajudar meu município, eu nunca recebi um centavo com meu cargo politico e isso vai ate o final do meu mandato”. Disse o prefeito.



Quanto ao legislativo municipal, segundo o prefeito, o executivo tem procurado não interferir, mas ser parceiro. “propus aos nove vereadores uma parceria de sucesso para tirarmos nosso município da crise politica e financeira, a Câmara tem sido parceira da nossa gestão, colocamos as disputas e divergências politicas de lado e fizemos um compromisso para juntos colocarmos Torixoreu acima das divergências politicas e dos interesses pessoas de cada um”. Finalizou o chefe do executivo.


TORIXOREU VIVE UM NOVO MOMENTO POLITICO(Fotos)



AQUISIÇÃO DE UM NOVO VEICULO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO MUNICIPIO



 
REFORMA DE PONTES NA ZONA RURAL



REFORMA DE PONTES NA ZONA RURAL(ANTES E DEPOIS)



​CIDADE LIMPA, NOVOS TEMPOS PRA TORIXOREU


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 6965 VEZES

Comentários

Veja também

Online:26

Total de Visitas:1590156

Araguaia 40 Graus
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados